Matcha e chá verde são a mesma coisa? Essa é uma dúvida muito comum entre novatos no universo dos chás. E sim! Existem diferenças entre matcha e chá verde, apesar de os dois serem originários da mesma planta, a Camellia Sinensis. Hoje, você vai entender as peculiaridades de cada um!
A origem de tudo: o chá verde
Com pouco processamento, ou seja, pouca interferência do ser humano, o chá verde é um dos chás mais consumidos do mundo. Porém, alguns fatores dão identidade aos vários tipos de chá verde encontrados no mercado, por exemplo: sincha, bancha, geimaicha, gyokuro… cada um deles tem uma forma específica de cultivo, colheita, armazenamento, e cozimento.
Porém, todos eles são produzidos, em sua grande maioria, para que o consumo seja em forma de infusão. É possível encontrar uma infinidade de chás verdes no mundo e cada país tem seus carros-chefes.
Matcha possibilita consumo integral das folhas
O matcha, por sua vez, nada mais é do que uma derivação do chá verde. No entanto, é considerado um “tipo especial”, já que seu processamento é completamente diferente dos demais.
O matcha tem mais etapas até chegar ao consumo: primeiro, o campo de chá que será destinado à fabricação do matcha passa por sombreamento especial algumas semanas antes da colheita – o que faz com que as folhas tenham seu crescimento mais lento e produzam muito mais clorofila, o que confere a elas um verde muito mais intenso e único.
A colheita também é super minuciosa, feita sempre manualmente: todos os galhos, talos e impurezas são retirados antes da moagem. Tudo isso garante um processo que demanda precisão e anos de conhecimento dos tea masters. E a qualidade do matcha está sempre ligada à experiência de quem produz.
Por fim, o matcha não é preparado com infusão e, sim, dissolvido diretamente na água, o que significa que você estará consumindo integralmente a folha da Camellia Sinensis. Por isso, quando você toma um matcha, está ingerindo todas as propriedades da planta de forma integral, incluindo suas fibras.
Entendeu qual a grande diferença entre o matcha e o chá verde?

O cuidado começa na colheita
Quando falamos da colheita do matcha, cada região produtora tem seu próprio sistema de produção, o que garante personalidade a cada uma delas. Por exemplo, em nosso campo, em Hadong, na Coreia do Sul, os teamasters definem quais lotes serão destinados para matcha pouco antes da colheita. Uma vez definidos, e quando as primeiras chuvas de primavera caem, eles são cobertos.
Quando chega o dia da colheita, há uma seleção cuidadosa das folhas mais jovens e brotos de chá verde.
E uma curiosidade: a primeira colheita é realizada após a primeira chuva da primavera por mulheres – ou por monges budistas em algumas regiões, graças a uma tradição milenar. Eles colhem manualmente o que será o Matcha Cerimonial, composto, basicamente, por brotos e folhas muito jovens.
Depois, a segunda colheita prioriza as folhas mais jovens restantes, o que dará origem ao matcha tipo puro e culinário.
Após essas primeiras etapas de colheita, as folhas irão passar por um processo de secagem por vaporização. Tudo isso para que, posteriormente, seja realizada a moagem em moinho de pedra de granito.
É muito importante esse detalhe ao final, pois impacta na mineralização do matcha. Na moagem, é fundamental ter as folhas bem limpas, ou seja, sem talos ou caules para que o matcha tenha a textura ultra fina.

Curiosidades sobre o Matcha
Além de ser um chá muito apreciado na cultura oriental e estar ganhando espaço entre apreciadores do Ocidente, o matcha também tem seus caminhos abertos como ingrediente culinário, e isso, graças ao seu sabor peculiar e versatilidade.
Além disso, pessoas que buscam um lifestyle mais saudável, também buscam o matcha como parte de uma alimentação balanceada e funcional. Tudo porque, graças ao seu processamento especial, o matcha tem, entre seus principais componentes, a cafeína, l-teanina, clorofila e vitaminas A e C. Essa combinação reforça o fornecimento de antioxidantes para o organismo.
Gostou de saber as diferenças entre o matcha e o chá verde? Se tiver alguma dúvida, mande aqui nos comentários!
E você sabia que existem diferentes tipos de matcha? A Namu trabalha com três tipos e este é o assunto do nosso próximo artigo. Acompanhe!
