Praticada há milênios, a meditação é hoje uma importante ferramenta para quem procura autoconhecimento, equilíbrio e quietude na mente. Em tempos frenéticos como o que vivemos, parar para olhar para dentro pode ser um ato corajoso com benefícios que vão muito além da saúde mental.
Se você já meditou alguma vez, sabe a sensação de bem-estar que ela deixa no corpo e na mente. Isso porque a meditação pode ajudar a aumentar a atividade das ondas alfa no cérebro. E estudos demonstram que pessoas que meditam regularmente apresentam um aumento nestas ondas, que estão associadas a uma sensação de calma, relaxamento, aumento da criatividade, redução do estresse e melhora no bem-estar geral.
O que o matcha tem a ver com meditação?
O matcha começou a ser consumido na China durante a dinastia Song (960-1279), quando também houve uma grande onda de imigrantes japoneses que viajavam para a China para aprender uma nova forma de budismo, o budismo Chan. Hoje em dia, esse estilo é conhecido como budismo Zen, que utiliza a meditação em suas práticas rituais e religiosas.
Quando os japoneses retornaram da viagem à China, trouxeram o hábito do consumo do Matcha junto à meditação, o que logo transformou em um elemento importante da cerimônia japonesa do chá, a Chanoyu.
Essa aproximação do matcha com a meditação aconteceu por conta de uma substância presente em alta concentração no chá: o aminoácido L-Teanina. Sua estrutura química permite que ela atravesse a barreira hematoencefálica (que protege o cérebro), impactando diretamente o funcionamento e bioquímica cerebral. Alguns dos seus efeitos incluem:
- Aumento das Ondas Alfa: Estudos demonstram que a L-teanina tem o potencial de aumentar a atividade das ondas alfa no cérebro, o que está associado a um estado de relaxamento sem causar sonolência.
- Modulação de Neurotransmissores: A L-teanina influencia a atividade do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), que está relacionado à melhora do humor, diminuição dos níveis de ansiedade e indução do relaxamento.
- Redução da Excitação Neural: A L-teanina tem um efeito inibitório nos neurônios excitatórios, promovendo um estado de calma sem causar sonolência.
- Sinergia entre L-Teanina e Cafeína: Além da L-teanina, o matcha também possui cafeína, um estimulante que aumenta a concentração e a energia. No entanto, a L-teanina modera os efeitos da cafeína, reduzindo potenciais efeitos adversos como tremores e ansiedade. Essa combinação resulta em um estado único de calma, energia e foco prolongados.

Meditação e Ondas Alfa
Estudos demonstram que pessoas que meditam regularmente e consomem matcha apresentam um aumento nas atividades das ondas alfa. Mas, quais são os resultados disso na prática?
Redução do Estresse: A combinação de meditação e L-teanina pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo.
Melhora na Concentração: O estado de relaxamento alerta é ideal para a meditação e também pode melhorar a capacidade de concentração e criatividade.
Regulação Emocional: A prática regular de meditação fortalece áreas cerebrais envolvidas na regulação emocional e diminui a reatividade ao estresse, enquanto a L-teanina modula neurotransmissores e hormônios. Juntas, essas abordagens oferecem uma poderosa ferramenta para melhorar a regulação emocional e promover um bem-estar geral.
Como utilizar o matcha para atingir um estado meditativo?
Prepare uma xícara de matcha. A forma tradicional envolve bater o pó de matcha com água quente (em torno de 75ºC), usando um batedor de bambu até formar uma espuma suave.
Consuma o matcha cerca de 30 minutos antes de iniciar sua meditação para permitir que a L-teanina atinja níveis eficazes no cérebro.
Sente-se em um local tranquilo onde não será interrompido, com a coluna ereta e os olhos fechados. Concentre-se na sua respiração, inspirando e expirando profundamente ou escute uma meditação guiada. Permita que os efeitos calmantes da L-teanina e a prática de meditação induzam um estado de ondas alfa, promovendo relaxamento e foco.
A combinação entre meditação e consumo de matcha funciona de forma sinérgica para aumentar a atividade das ondas alfa no cérebro. Isso promove um estado de relaxamento alerta, melhorando o bem-estar mental e emocional.
E aí, vamos praticar?
…….
Referências:
PMID: 18296328, 34562208, 16930802, 18296328, 19941676, 25783612
- Nobre, A. C., Rao, A., & Owen, G. N. (2008). L-theanine, a natural constituent in tea, and its effect on mental state. Asia Pacific journal of clinical nutrition, 17 Suppl 1, 167-168.
- Kimura, K., Ozeki, M., Juneja, L. R., & Ohira, H. (2007). L-Theanine reduces psychological and physiological stress responses. Biological Psychology, 74(1), 39-45.
- Chiesa, A., & Serretti, A. (2010). A systematic review of neurobiological and clinical features of mindfulness meditations. Psychological Medicine, 40(8), 1239-1252.
- Tang, Y. Y., Holzel, B. K., & Posner, M. I. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, 16(4), 213-225.
- Evans, M., McDonald, A. C., Xiong, L., Crowley, D. C., & Guthrie, N. (2021). A Randomized, Triple-Blind, Placebo-Controlled, Crossover Study to Investigate the Efficacy of a Single Dose of AlphaWave® L-Theanine on Stress in a Healthy Adult Population. Neurology and therapy, 10(2), 1061–1078.
- Nobre, A. C., Rao, A., & Owen, G. N. (2008). L-theanine, a natural constituent in tea, and its effect on mental state. Asia Pacific journal of clinical nutrition, 17 Suppl 1, 167–168.