O que é umami e por que ele é tão presente no matcha?

Se você é fã dos prazeres gastronômicos, já deve ter ouvido falar muito sobre umami. E, para a alegria dos tealovers, o matcha é um dos alimentos em que mais o encontramos.

Mas afinal, do que, exatamente, estamos falando?

O que é umami

O umami é um dos cinco gostos básicos percebidos pelo paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. 

A palavra “umami” vem do japonês e significa “sabor delicioso” ou “gostoso”, frequentemente descrito como o gosto de “sabores ricos”. 

Sabe aquele sabor que te faz salivar, típico de alimentos muito apetitosos? É sobre isso que estamos falando.

Como posso perceber ESTE GOSTO nos alimentos?

O umami é caracterizado por uma sensação aveludada e quase salgada na língua, que é especialmente perceptível em alimentos ricos em glutamato, um aminoácido presente naturalmente em muitos alimentos e também usado como realçador de sabor em produtos alimentares processados. 

Abaixo, listamos alguns alimentos ricos em umami. Tente resgatar sua memória sensorial e perceba o efeito que essa lembrança causa na sua salivação. 

Carne: Carnes como bovina, suína e aves têm umami devido ao seu teor de glutamato.

Peixes: Frutos do mar, como ostras, anchovas e atum, são conhecidos por seu sabor umami.

Queijos: Queijos envelhecidos, como parmesão, gorgonzola e cheddar, são ricos em umami.

Tomates: Os tomates maduros têm um gosto umami, o que contribui para o sabor rico de molhos de tomate.

Cogumelos: Cogumelos, como shiitake e cogumelo porcini, são naturalmente ricos em umami.

Algas: A alga Kombu, por exemplo, é amplamente usada na culinária coreana e japonesa como base de caldos.

Chá verde: possuem alta concentração de aminoácidos, como o glutamato, que confere o sabor umami à bebida.

Para nós, aqui do Ocidente, o umami ainda é um sabor pouco popular, mas ele desempenha um papel importante na culinária, pois pode realçar e aprofundar o sabor de pratos diversos. 

Ele é frequentemente usado em sopas, molhos e pratos asiáticos, mas é uma parte essencial da cozinha em todo o mundo. Portanto, quando você desfruta de um prato saboroso e rico, é provável que esteja experimentando o sabor do umami.

O umami preenche a boca e estimula a salivação. Outros alimentos, como tomate, algas, cogumelos, possuem este gosto.

O sabor único do matcha

O matcha, que é uma variedade especial de chá verde moído em pó, é uma iguaria apreciada por sua rica tradição e perfil de sabor distintivo, e sobre isso, já falamos muito. Mas, o que você talvez não saiba, é que uma das características mais notáveis de um matcha de qualidade é o seu profundo e complexo gosto umami. 

Por isso, o matcha Cerimonial – que tem a mais alta graduação de qualidade – possui mais umami que o tipo Culinário.

No matcha, o umami é especialmente pronunciado devido à maneira única como as folhas de chá são cultivadas, colhidas e processadas. O cultivo começa com o chá verde sob sombra por várias semanas antes da colheita. Esse processo aumenta a concentração de clorofila nas folhas e estimula a produção de aminoácidos, especialmente o glutamato, que é o principal contribuinte para o sabor umami. Então, após a colheita, as folhas são vaporizadas, secas e depois moídas em um moinho de pedra até virar um pó fino e de verde vibrante.

Quando você prepara uma xícara de matcha, misturando o pó com água quente e batendo vigorosamente com o chasen, você libera o umami que está contido nas folhas. A experiência sensorial é única e inesquecível, considerando que o umami do matcha é suave, porém profundo, com notas de vegetal, floral e até mesmo um toque de doçura. Experimente o nosso Matcha Cerimonial e entenda melhor do que estamos falando 🙂

Por toda essa complexidade sensorial, o matcha é considerada uma maravilha culinária que traz o inigualável sabor umami, uma verdadeira celebração da riqueza do mundo dos sabores. 

Cada gole nos lembra que a experiência da degustação pode ser uma jornada sensorial e cultural fascinante.